AS DIMENSÕES DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM DIÁLOGO COM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROPOSTA DE UM PLANO DE ATUAÇÃO
Mediação; Mediação da informação; Lei de Diretrizes e Bases; Diretrizes Nacionais Curriculares; Base Nacional Comum Curricular.
A presente investigação trata da mediação da informação no currículo da Educação Básica no Ensino Fundamental I, com foco no Ensino Especializado. O problema da pesquisa gira em torno de pensar contribuições entre as dimensões da mediação da informação (Gomes, 2014, 2020) e as legislações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de um plano de atuação. Assim, o objetivo geral é constituído a partir das possíveis aplicabilidades da mediação da informação nas legislações da Educação Básica, em particular no Ensino Fundamental I, sobre o Ensino Especializado, para a elaboração do Plano. Os objetivos específicos focam em elaborar aproximações entre mediação e mediação da informação; Analisar as diferentes dimensões da mediação da informação em relação às legislações curriculares, no que diz respeito ao Ensino Especializado; Averiguar como a LDB, DNC e BNCC se relacionam com as dimensões da mediação da informação, e a partir dessa possível conexão, elaborar um plano de mediação como produto decorrente da pesquisa. A metodologia trata de um estudo nas legislações da LDB, DNC e BNCC, por meio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, utilizando a análise de conteúdo a partir da divisão de cinco categorias: dialógica, formativa, ética, estética e política. Considerando as legislações discutidas, conclui-se parcialmente a existência de contribuições quando analisadas junto às dimensões da mediação da informação para o Ensino Especializado. Uma vez que as categorias estabelecem vínculos entre os objetos de estudo, colocando-os como um impulso essencial para a evolução da aprendizagem e inclusão.