TRILHARES DA BIBLIOTERAPIA PELO BRASIL: TRAJETÓRIAS DE PROFISSIONAIS EM MOVIMENTO
Biblioterapia; Memória; História oral, Biblioterapia no Brasil; trajetórias de vida; trajetória profissional.
Com uma longa contextualização histórica, que vem desde o Antigo Egito, a biblioterapia é uma prática que se utiliza da leitura, em sua possibilidade mais ampla, para promover saúde e bem-estar (benefícios socioemocionais), assim ela tem um papel transformador na vida pessoal e profissional de quem realiza a sua mediação ou de quem participa dos seus encontros. Por esse e por outros motivos, a dissertação investiga a prática da biblioterapia pelo Brasil, tendo o foco nas trajetórias de profissionais envolvidos com esse fazer. O estudo é motivado pela ausência de registros sistematizados sobre esses percursos e pelo desejo de contribuir para a construção da memória social do grupo. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais narrativas são apresentadas por profissionais que atuam com a biblioterapia no Brasil, de forma a mostrar o panorama atual da prática e contribuir para a construção da memória social do grupo? E os objetivos dividem-se em objetivo geral, que busca apresentar a prática da biblioterapia no Brasil a partir das narrativas de profissionais atuantes e, os específicos pretendem: discutir aspectos teóricos e conceituais da biblioterapia e da memória; apresentar um panorama da biblioterapia no país com base no perfil dos profissionais que atuam com a prática e; identificar bibliotecários(as) com trajetórias significativas e compor uma coleção audiovisual no site do Museu da Pessoa. A Metodologia é composta por uma abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados em duas fases: aplicação de questionário online a profissionais que atuam com biblioterapia, utilizando o método "bola de neve" e, posteriormente a realização de entrevistas de História Oral Temática com bibliotecárias pioneiras na prática, para compor a coleção "Memória da Biblioterapia pelo Brasil", hospedada no site do Museu da Pessoa, resultando o produto final do trabalho. Ressalta-se que a fundamentação teórica abrange conceitos de memória, informação e biblioterapia e temas relacionados. Como resultado obteve-se 90 participantes na primeira fase da coleta e, seis entrevistadas na segunda fase, o que, por meio da análise, proporcionou ampliação da compreensão sobre a biblioterapia como campo de atuação inter e multidisciplinar. Além de apontar as motivações, desafios, contribuições acadêmicas e outras nuances a serem pensadas a fim de fortalecer a prática e se pensar o seu futuro. Espera-se que o estudo sirva de socialização das memórias, inspiração de novos estudos, olhar mais atento as pessoas mediadoras e fortalecimento das práticas.