Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES DA SILVA
DATA : 22/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UFCA – Campus Crato sala 401
TÍTULO:

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE COORTE DE ESTUDANTES DO
ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e Aprendizagem. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Escolaridade.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio associado ao neurodesenvolvimento com dificuldade de socialização, comunicação, atividades repetitivas e restritas. As causas ainda não são bem definidas, mas podem ter relação com fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos. Dados demonstram que a disfunção do processamento sensorial das crianças com TEA pode chegar a 90%. Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre o Transtorno do Espectro Autista e o desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Araripe – CE. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, associado a estudo descritivo qualitativo com 44 estudantes cursando do 2o ao 9o ano em 11 escolas municipais de ensino fundamental, situadas no município de Araripe, Ceará, sendo 22 com TEA e 22 sem TEA. Este último grupo foi formado de forma aleatória e pareado ao grupo com TEA por série de estudo (1:1). Além disso, gestores e professores também participaram do estudo, visando captar a concepção destes profissionais sobre o processo ensino aprendizagem dos estudantes com TEA. A análise dos dados ocorreu em duas etapas, sendo a primeira referente ao desempenho escolar através das notas que constam nos boletins, e a segunda a análise dos questionários aplicados aos profissionais. Foi possível constatar que o desempenho dos autistas é de 6,97 e dos não autistas 8,77. Os resultados indicam que o risco de alcançar um melhor desempenho entre os autistas é 61% menor comparado aos não autistas. Percebe-se também que o risco de ter um baixo desempenho sendo autista é 2,6 x em relação a não ser (1/RR: 1/ 0.3889 = 2,57). os autistas têm rendimento de 6,97 e os não autistas 8,77.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1255178 - DOMENICO CEGLIA - nullPresidente - MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA BRASIL
Interno - MILTON JARBAS RODRIGUES CHAGAS
Notícia cadastrada em: 11/12/2025 16:47
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