Universidade Federal do Cariri Juazeiro do Norte, 18 de Setembro de 2024


Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (11.14.11)
Código: PPGCS0003
Nome: DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 32 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 32 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Ensino Superior - organização. Indissociabilidade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Trabalho e saberes docentes. Ensino e aprendizagem. Elementos do processo didático: currículo, planejamento, conteúdos, metodologias e avaliação.
Referências: 1.BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996. 1.BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984. 2.CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001. 3.CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998. 4.CUNHA, Luiz Antônio. Qual Universidade? São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1989. 5.FRANCO, Maria Estela Dal Pai (et al). Universidade e pesquisa: políticas, discursos e práticas. Passo Fundo: UPF, 1999. 6.REVISTA CIENTÍFICA – Revista Brasileira de Educação. BIBLIOGRAFIA-COMPLEMENTAR: 1.GATTI, Elza; PERÉ, Nanci; PERERA, Hector (Comps). Pedagogía Universitaria: Formación Del docente universitario. Caracas, Venezuela: IESALC/UNESCO, 2001. 1.GRILLO, M.C.; MEDEIROS, M. F. A construção do conhecimento e sua mediação metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. 2.HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da préescola à universidade. 18a ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. 3.LEITE, Denise; MOROSINI, Marília. Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5 v4.8.7_s.28 18/09/2024 18:26