Banca de DEFESA: WILLIAN NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLIAN NUNES DA SILVA
DATA : 09/07/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Online - Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DO CONSUMO HÍDRICO DAS CULTURAS DA BANANA (MUSA SPP.) E LIMÃO TAHITI (CITRUS LATIFÓLIA) SOB MESMA CONDIÇÃO EDAFOCLIMÁTICA COM O USO ALGORITMO METRIC.


PALAVRAS-CHAVES:

balanço de energia; evapotranspiração diária; sensoriamento remoto; irrigação; objetivos do desenvolvimento sustentável.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

As técnicas de sensoriamento remoto, com o passar do tempo e com o aumento da tecnologia junto com a qualidade das imagens de satélite, se tornaram uma importante ferramenta para o monitoramento ambiental. O conhecimento de técnicas e modelos de algoritmos para a estimativa da evapotranspiração, acabam auxiliando no planejamento e gerenciamento de sistemas de irrigação, contribuindo assim para uma meta do segundo ODS, contribuindo para uma agricultura mais sustentável. O presente estudo, tem como objetivo realizar a estimativa para a evapotranspiração real (ETr) diária usando o algoritmo Mapping Evapotranspiration at a high resolution using Internalized Calibration – METRIC, que quantifica as perdas de água pela evapotranspiração, através do fluxo de energia, utilizando imagens de satélites provenientes da constelação Landsat, para duas áreas irrigadas com cultivo de limão tahiti e banana, localizada no município de Barbalha-CE e comparar o consumo (m3) entre elas. As imagens foram adquiridas em 4 datas diferentes para o ano de 2022. Para isso foram utilizadas imagens do Landsat 8, que possui os sensores OLI/TIRS, enquanto os dados climáticos auxiliares foram obtidos através da estação meteorológica da Universidade Federal do Cariri – UFCA, localizada no campus Crato. O empilhamento, junto com o processamento das imagens foi realizado através do software Erdas Imagine na versão 15, no qual também será realizada os cálculos na obtenção das variáveis do balanço de energia. As imagens processadas revelaram que há uma heterogeneidade dentre as áreas de estudo, onde pode ser observada nos índices de vegetação, essa diferença também foi observada nas variáveis biofísicas do balanço de energia. A banana apresentou maior exigência hídrica nos quatro períodos, confirmando que o tipo e o estágio das culturas influenciam diretamente na demanda por irrigação. O resultado e os dados obtidos podem contribuir para estudos futuros sobre pegada hídrica e água virtual da região do cariri cearense, reforçando a sustentabilidade da produção de banana e limão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN BERNARD OLIVEIRA DE SOUSA - UFC
Interna - ANA CELIA MEIRELES OLIVEIRA
Presidente - CARLOS WAGNER OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/06/2025 17:19
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4