Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCELINO JOSÉ DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOCELINO JOSÉ DE SOUSA
DATA : 19/08/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A educação expressa na filosofia de Immanuel Kant: uma análise das influências nas formulações pedagógicas do currículo escolar na escola de ensino médio

PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Cuidado. Disciplina. Moralidade. Filosofia.

RESUMO:

O problema central da presente dissertação é como a educação expressa na obra de Immanuel Kant se materializa e se reflete no conjunto de atividades curriculares e no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de filosofia na escola de Ensino Médio José Matias Sampaio (Ensino regular)? Para tanto, abordaremos alguns pontos: (1) analisaremos a educação expressa na filosofia de Immanuel Kant. No nosso entendimento, a educação para Kant, é cuidado, mais especificamente, o cuidado com a infância, o cuidado com a formação (que abrange disciplina e instrução) e, culminando no cuidado com a moralidade; (2) estabelecemos relações entre a perspectiva educacional de Kant com o conjunto de atividades didático pedagógica na disciplina de filosofia. Por meio de analogia, identificamos as partes da educação como os momento do filosofar Kantiano; (3) explorar e identificar as possíveis relações entre os documentos oficiais da escola de ensino médio, bem como, as Diretrizes Curriculares Nacionais, do Estado do Ceará, com a perspectiva educacional kantiana no ensino de filosofia; (4) investigar até que ponto as influências da noção de moralidade kantiana permeiam o currículo (implícito e explicito) imbricando o aluno, a escola, família e sociedade; (5) Identificar os principais conceitos “kantianos” nos livros didáticos e como os mesmos são trabalhados pelos professores durante o cotidiano didático-pedagógico na disciplina de filosofia. o resultado desta pesquisa visa, enquanto produto final, a criação de uma cartilha relacionada a educação filosófica expressada na filosofia de Immanuel Kant.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANIO LOPES DE AZEVEDO JUNIOR
Interno - FRANCISCO JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - EVANDRO LUIS GOMES - UEM
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 10:27
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4