Filosofados: O Ensino de Filosofia a partir do jogo “Perguntados”
Ensino de Filosofia; Jogo; Bernard Suits; Gamificação.
Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo a aplicação de técnicas de gamificação na prática educativa em um contexto pós-pandêmico. Em minha prática docente na escola Escola Francisco Alves de Carvalho, em Mirandiba-PE, observei a dificuldade dos discentes em manter a atenção e a motivação nas aulas, de modo que a utilização de jogos físicos ou digitais demonstrou êxito no engajamento dos discentes nas aulas de Filosofia. A presente dissertação está divida em três capítulos. No primeiro capítulo, analisarei a relação entre Filosofia e jogos, reconstruirei as origens dos jogos e, a partir da obra The Grasshopper: Game, Life and Utopia de Bernard Suits, definirei o conceito de “jogar”. No segundo capítulo, tratarei do ensino de Filosofia a partir do uso de jogos, enfatizando as experiências lúdicas. Por fim, no último capítulo, apresentarei o produto técnico-tecnológico desta pesquisa de mestrado: a saber, um jogo de perguntas e respostas intitulado “Perguntados”. Espera-se que a aplicação do jogo torne as aulas mais dinâmicas e, além disso, que os alunos se engajem na resolução de problemas filosóficos, assim como aperfeiçoem a capacidade de manejar as eventuais frustrações na lida com a disciplina de Filosofia.