Banca de QUALIFICAÇÃO: OSVALDO GALDINO FERREIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OSVALDO GALDINO FERREIRA FILHO
DATA : 16/08/2024
LOCAL: Sala C-23
TÍTULO:

O FENÔMENO RELIGIOSO E LAICIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES CRÍTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Filosofia; fenômeno religioso; laicidade; escola pública.

RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a filosofia pode contribuir para uma releitura crítica do fenômeno religioso na escola pública na perspectiva da laicidade.; e específicos: entender o fenômeno religioso na contemporaneidade sob a perspectiva da crítica filosófica contemporânea; refletir sobre a presença do fenômeno religioso no currículo da escola pública brasileira; problematizar o fenômeno religioso na escola, refletindo o aspecto da laicidade; contribuir com a formação de professores por meio da produção de uma sequência didática para a releitura do fenômeno religioso no Ensino de Filosofia. No reconhecimento de sua finitude, o ser humano é levado a buscar o infinito. Além de descrever o mundo em sua volta e perceber aspectos peculiares de si mesmo, dizemos o sentido da vida e da morte, transcendendo o mundo natural, definindo-se pela busca do absoluto não apenas pela reflexão crítica, mas também pelas crenças e sentimentos. Oliveira (2013), ressalta a imprescindibilidade da crítica à religião na compreensão do mundo moderno e contemporâneo, concebendo a partir das análises de Habermas e Gauchet, a dimensão política nas comunidades religiosas, além de tecer uma a capacidade de uma análise filosófica da religião desafiada pela emergência do triunfo do discurso técnico-científico. A laicidade se apresenta como categoria que define os modernos Estados e uma perspectiva de caráter escolar a fim de contribuir com a diversidade e liberdade de crenças. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso do método da pesquisa-ação. Para coleta de dados, realizaremos encontros de formação e neles os grupos de discussão. A análise dos dados será feita a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (Léfreve, Léfreve, (2005, 2010). Os atores sociais participantes da pesquisa serão estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Mauriti, Ceará. Além da pesquisa de campo, utilizaremos as obras de Oliveira ( 2013 ), Silva ( 2021) para fundamentação da categoria fenômeno religioso; Habermas (2007) e Gauchet (1985) para a discussão de laicidade. Com a análise dos dados coletados por meio de discussões e formação, e a fundamentação teórica proporcionada pelos autores citados, a pesquisa busca fortalecer o papel da filosofia na promoção da diversidade e na reflexão crítica sobre a religião, apoiando a construção de um ambiente escolar que respeite e integre a pluralidade de perspectivas. Esperamos que o trabalho contribua para a formação de professores ao desenvolver ações pedagógicas que favoreçam uma abordagem crítica e reflexiva sobre a religião no Ensino de Filosofia. Ao fazer isso, a pesquisa pretende não apenas enriquecer o entendimento dos alunos sobre as dimensões filosóficas e políticas da religião, mas também promover um ambiente educacional mais inclusivo e respeitador das diferentes crenças. Além disso, a pesquisa tem a expectativa de fornecer insights valiosos sobre a aplicação prática da laicidade nas escolas públicas e oferecer ferramentas para uma educação mais crítica e abrangente.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MIGUEL JÚNIOR ZACARIAS LIMA - URCA
Presidente - FRANCIONE CHARAPA ALVES
Interno - FRANCISCO JOSE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/08/2024 21:04
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2024 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5