O USO DO MANIM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Animação digital. Python. Manim.
Esta pesquisa explora a biblioteca Manim como recurso didático no ensino de matemática. O trabalho desenvolvido inclui uma contextualização sobre o papel das animações digitais na educação, destacando as orientações da BNCC e documentos correlatos que evidenciam a importância do uso crítico e criativo de recursos computacionais na aprendizagem. São abordados, de forma introdutória, os fundamentos da linguagem Python e a estrutura da biblioteca Manim, enfatizando seu potencial para a criação de animações matemáticas. Também é discutida a relevância da integração entre pensamento computacional e ensino de matemática, especialmente na visualização e resolução de questões de avaliações externas, como o SAEPE. O produto desta dissertação é um conjunto de animações, organizadas em um repositório online, que possibilita que professores as apliquem e/ou adaptem os códigos para uso em sala de aula, produzindo materiais visuais e dinâmicos, favorecendo a compreensão conceitual e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.