ELETIVA EM MATEMÁTICA AGRÁRIA PARA O ENSINO MÉDIO: INTEGRAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO RURAL
Matemática agrária . Etnomatemática. Unidades de medida. Ensino contextualizado. Educação do campo.
Este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de uma disciplina eletiva intitulada Introdução à Matemática Agrária, destinada aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual do Ceará. A proposta surge da constatação de que muitos alunos, mesmo oriundos de zonas rurais, desconhecem o significado e a aplicação de unidades agrárias tradicionais ainda utilizadas em suas comunidades, como a braça, o palmo, a légua e a tarefa. A pesquisa baseia-se em três pilares fundamentais: a geometria como campo da matemática aplicada ao espaço físico; a etnomatemática, como abordagem que valoriza os saberes culturais; e a matemática agrária, como expressão concreta do conhecimento empírico rural. A metodologia adotada inclui uma revisão teórica fundamentada em autores como D’Ambrosio, Boyer, Freitas e Silva, além da análise das diretrizes da BNCC, da LDB e dos PCNs, que reforçam a importância de uma educação contextualizada e culturalmente significativa. O produto educacional resultante é um material didático completo, composto por 40 encontros organizados em módulos, nos quais se abordam conteúdos como medidas de comprimento e área, unidades do Sistema Internacional, unidades agrárias tradicionais, perímetro, cálculo de áreas de figuras planas e o uso de planilhas automatizadas. A proposta inclui ainda o uso de tecnologias como o Excel e o Google Earth para favorecer o ensino de matemática em situações contextualizadas. A eletiva visa não apenas ao desenvolvimento das competências matemáticas previstas na BNCC, mas também ao fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade, à valorização dos saberes populares e à formação de estudantes mais críticos, conscientes de seu território e preparados para lidar com desafios do campo e da vida. Ao articular teoria e prática, tradição e inovação, o trabalho apresenta uma contribuição significativa para o ensino da matemática em contextos rurais e promove uma educação mais inclusiva, equitativa e culturalmente enraizada.