TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: ANÁLISES A PARTIR DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE
Ensino da Geografia. Mediação. Tecnologia Digital. Informação.
A partir da percepção da relação direta entre o processo de aprendizagem e o contexto social, cultural, tecnológico, econômico e socioafetivos que envolve os indivíduos, bem como que a vivência e experiências a partir desse contexto possuem implicações na forma de pensar, agir e aprender. Compreende-se, portanto, que o processo metodológico imprescindivelmente deve alinhar-se ao diálogo entre as proposições do processo de ensino-aprendizagem e todos os atores, cenários e elementos que o envolvem direta e indiretamente. Neste sentido este estudo direcionou esforços para compreender como o uso das tecnologias digitais contribui para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da Geografia em quatro escolas públicas de Ensino Médio do município de Juazeiro do Norte-CE, no período compreendido entre fevereiro e junho de 2024. Neste sentido, elencaram-se como objetivos específicos: Apresentar informações sobre o processo de ensino-aprendizagem da Geografia; Conhecer os principais métodos, práticas e atividades desenvolvidas com uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos das instituições participantes; Investigar como o uso das tecnologias digitais contribui para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da Geografia nas referidas escolas. Para tanto, o processo investigatório integrou-se de técnicas de caráter bibliográfico, documental e exploratório de natureza qualitativa. Os resultados apontam para o ensino-aprendizagem como processo transversal e diverso cujo dinamismo e complexidade desafiam a docência a inovar, criar e desenvolver estratégias para melhor desenvolvimento do processo pedagógico. Em suma, diagnosticou-se a necessidade de oferta - por parte do Poder Público - de oficinas de aprimoramento docente ao uso das referidas tecnologias sob o intuito de garantir a eficiência e eficácia educacional conforme proposto na CF/88, BNCC, LDB e demais legislações relacionadas e, como contribuição à redução deste cenário, produziu-se uma cartilha informativa (EducaTICs) constando de orientações relacionadas aos desafios e às limitações diagnosticadas.