A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma instituição federal de ensino superior (IFES), localizada no sul do Ceará (a 460 km da capital, Fortaleza), composta por cinco campi (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó). A UFCA baseia suas ações sobre o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura. Cerca de 70% dos seus quase 4 mil estudantes são oriundos de famílias com baixos rendimentos da região do Cariri cearense.
A UFCA foi oficialmente criada como IFES em 2013. Apesar da curta trajetória, a instituição já tem 25 graduações presenciais e 06 graduações à distância; 07 especializações presenciais (seis deles em Residência Médica) e 07 especializações à distância, 04 mestrados e 01 doutorado.
A UFCA tem professores e pesquisadores qualificados para abordarem as três temáticas-chaves do curso, sendo que a UFCA é uma das instituições de referência em gestão social.
A UFCA executará o curso através do Laboratório Interdisciplinar Estudos em Gestão Social (LIEGS), grupo de pesquisa e programa de extensão, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em articulação com o Centro de Educação a Distância (Cead).
Mais sobre a UFCA em: https://www.ufca.edu.br/ e sobre o Liegs em https://liegs.ufca.edu.br.
Amparado no acordo de cooperação com a UFCA, o CNAM de Paris será uma das instituições realizadoras do curso.
O CNAM é uma instituição de ensino superior e pesquisa francesa do tipo “Grandes Escolas”, que tem sua fundação no final do século XVIII. Ele abriga um amplo espectro de graduações, mestrados e doutorados, em mais de 500 percursos de formação distintos nas diversas áreas do conhecimento, além de 22 laboratórios de pesquisa.
O CNAM tem em seus quadros professores e pesquisadores que são reconhecidos como referência em economia solidária e inovação social no território francês e em nível internacional.
O escopo internacional do CNAM foi definido como uma parte essencial do desenvolvimento da instituição. Ele já oferece cursos de mestrado, certificados de especialização e participam de projetos em caráter internacional, através de parcerias com governos e instituições de ensino superior nas Américas, África, Ásia e Europa. Toda esta experiência internacional agora estará inserida no convênio que proporcionará este curso de especialização com a UFCA.
Mais sobre o CNAM em: https://www.cnam.fr/
Além das instituições organizadoras principais, a realização do curso EESIGS passa pela articulação da UFCA e do CNAM com duas outras instituições na condição de instituições parceiras associadas que serão fundantes para o desenvolvimento das suas epistemologia, metodologia e pedagogia. São parceiros institucionais associados da ESIGS o Ateliê de Humanidades e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) colabora através do Núcleo de Estudos Aplicados a Organizações de Utilidade Social (NOUS) e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES), cujos professorem lecionarão na ESIGS.
O NOUS e a ITES são dois núcleos de extensão e pesquisa vinculados à Escola de Administração da UFBA. A colaboração institucional que envolve pesquisadores desses centros de estudos da UFBA e núcleos de pesquisa da UFCA, como o LIEGS e a ITEPS, já têm mais de 15 anos de trabalho em ações desenvolvidas nos temas da economia solidária, do cooperativismo popular e da gestão social.
Mais sobre a EAUFBA em: https://ea.ufba.br/.
O Ateliê de Humanidades é uma instituição em rede de livre estudo, pesquisa, escrita e formação, voltada à produção e publicação de conhecimento em filosofia e ciências humanas, constituindo-se como uma iniciativa ao mesmo tempo alternativa e complementar ao sistema formal de ensino superior.
O Ateliê de Humanidades Editorial mantém séries especializadas na publicação de estudos em filosofia e ciências humanas e sociais.
A relação institucional proporcionada para este curso prevê o Ateliê de Humanidades como entidade técnica de suporte em várias atividades: produção e difusão dos produtos escritos e audiovisuais; produção de vídeos e podcasts como parte da avaliação dos estudantes; atuação da ESIGS nas redes sociais e no site da instituição.
Mais sobre o Ateliê de Humanidades em: https://ateliedehumanidades.com/.