Apresentação

O curso de Matemática Computacional é presencial e funciona em período diurno, com integralização de 2.400 hr em sete (7) semestres letivos com oferta anual de cinquenta (50) vagas. Classificado na área de Ciências Exatas e da Terra, o curso está sob a responsabilidade acadêmica do Centro de Ciências e Tecnologia e tem como objetivo formar Bacharéis em Matemática com conhecimentos sólidos em Matemática Pura, Aplicada e Computacional.

O Bacharelado será ofertado para atender àqueles que têm aptidões para Matemática e Ciência da Computação, buscando harmonizar conhecimentos das duas áreas para formar profissionais com características multidisciplinares que podem atuar no desenvolvimento de tecnologias, em empresas financeiras e em instituições de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra.

A criação do Curso Matemática Computacional alinha-se com os objetivos gerais listados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFCA, qual seja, a formação de bacharéis nas grandes áreas do conhecimento. Entretanto, a proposta tem uma especificidade, situa-se na interface de duas ciências de núcleo duro, Matemática e Computação, seguindo a tendência moderna em qualificar recursos humanos para atuar em áreas afins e capacidade para trabalhar em equipes transdisciplinares, seja no ambiente acadêmico ou não.

O Curso oportuniza a formação de recursos humanos numa área em que existe uma carência de especialistas no país. Hoje, somente as universidades públicas possuem condições estruturais para fazer tal oferta, como podemos verificar no e-Mec. No Brasil, são ofertados quatorze (14) cursos de bacharelado presenciais na área de Matemática Computacional, dos quais apenas 2 (dois) estão sediados na região Nordeste, um na Universidade Federal de Sergipe e outro na Universidade Federal da Paraíba, totalizando uma oferta de 80 vagas.

É natural que alunos que procuram um bacharelado como Matemática Computacional aspirem em participar de programas de pós-graduação, principalmente aqueles com uma aptidão maior para a Matemática Pura, área com mercado de trabalho mais restrito. Para atender a este perfil de ingressante reservamos o último semestre para disciplinas optativas de Matemática Pura, Matemática Aplicada e/ou Computacional. Com segurança, podemos afirmar que qualquer que seja a escolha da ênfase escolhida, o egresso tem conhecimentos sólidos para participar de um bom programa de Mestrado nas áreas:

  1. Matemática Pura;
  2. Matemática Aplicada;
  3. Ciência da Computação (na sub-área de Computação Científica)
  4. Estatística (na subárea de Estatística Computacional).
Coordenação do Programa: ERICA BOIZAN BATISTA

Telefone/Ramal: (88) 3221-9716/9716

E-mail: matcomp.cct@ufca.edu.br

Título do Profissional: Bacharel em Matemática Computacional Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 26/07/2019 - 29/07/2019 · Matrícula para o período 2019.2.
  • 12/08/2019 · Início do período letivo 2019.2.
  • 26/07/2019 - 29/07/2019 · Matrícula para o período 2019.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - +55 (88) 3221 9400 | Copyright © 2006-2019 - UFCA - app01-prd-jne.inst1