PROJETO 1: Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido
Pré-requisito: Ser estudante de graduação da UFCA e estar dentro do prazo regular de conclusão do curso
COORDENADOR DO PROJETO: Prof. Willian Fernando Domingues Vilela
QUANTIDADE DE BOLSA: 01 - PROCULT/UFCA, 02 PROEX/UFCA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19/03/2021 a 25/03/2021 (até às 17 horas)
RESUMO: O Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS) é um evento pioneiro de integração dos povos indígenas do semiárido e seus saberes à universidade. Neste evento, as comunidades indígenas estreitam os laços com a universidade, tem a oportunidade de ter contato com a ciência acadêmica de vanguarda e compartilhar outras epistemologias e saberes produzidos pelo seu povo de origem. Acreditamos que o EnSIS cumpre uma especial função de incluir os saberes dos povos originários no enfrentamento da crise ambiental, social, humanitária e civilizatória que passamos. Durante todo a ano, subprojetos de extensão e cultura provocam o intercâmbio entre professores das escolas indígenas e professores em formação dos cursos de licenciatura da UFCA.
PROJETO 2: Processos Pedagógicos Contracoloniais: produção e aplicação de Casos para Ensino
Pré-requisito: Ser estudante de graduação da UFCA, ter cursado as disciplinas Química Geral e Química Orgânica I, e estar dentro do prazo regular de conclusão do curso.
COORDENADOR DO PROJETO: Prof. Willian Fernando Domingues Vilela
QUANTIDADE DE BOLSA: 01 - PROCULT/UFCA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19/03/2021 a 25/03/2021 (até às 17 horas)
RESUMO: Durante os últimos dois anos construímos importantes experiências a partir do projeto Extratos medicinais e de controle de pragas Xukuru, um diálogo intercultural com as disciplinas de Química Orgânica e Princípios Ciências Naturais. Este projeto foi um espaço de diálogo com a educação escolar indígenas e com práticas pedagógicas dialógicas com o meio social, cultural e ambiental. Devido ao contexto pandêmico e consequente dificuldade de acesso às aldeias, estamos propondo uma reformulação a partir de uma das vertentes que surgiram como consequência deste primeiro projeto de curricularização da cultura, a produção e aplicação de casos para ensino com enfoque intercultural e decolonial. O nosso principal objetivo continua sendo abrir espaço nas disciplinas de Química para vivências baseadas no multiculturalismo aberto ou interativo, segundo Cadau (2014, p. 27), uma a perspectiva “mais adequada para construção de sociedades democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade”. Consequentemente, proporcionar diálogos entre saberes, substituindo a monocultura do saber científico por uma ecologia de saberes (SANTOS, 2010, p.66).
Neste sentido, propõe-se a continuidade das ações de curricularização da cultura a partir de casos para ensino em formato escrito e digital (podcast) como instrumento para construção de uma ecologia de saberes e de um multiculturalismo aberto em sala de aula.
PROGRAMA: Teko Porã
Pré-requisito: Ser estudante de graduação da UFCA e estar dentro do prazo regular de conclusão do curso.
COORDENADOR DO PROJETO: Prof. Willian Fernando Domingues Vilela
QUANTIDADE DE BOLSA: 02 PROEX/UFCA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19/03/2021 a 30/03/2021 (até às 17 horas)
RESUMO: O Instituto de Formação de Educadores mantém atividades contínuas voltadas ao debate ambiental e a integração das comunidades indígenas e seus saberes à universidade. O projeto proposto sistematiza e integra todas estás ações, as quais são baseadas em princípios, valores e práticas decoloniais ameríndias. Duas escolas de ensino fundamental e médio serão nossas bases de atuação com projetos de hortas agroecológicas associadas às disciplinas eletivas e a projetos de gestão de resíduos sólidos nas escolas e no bairro entorno. Em todos os espaços pretende-se conduzir debates sobre soluções técnicas, científicas e tecnológicas que gerem qualidade de vida e bem viver. A prática da agricultura, inerente a região, é uma das principais ferramentas de transformação propostas, utilizando todo conhecimento da agroecologia. Dois eventos dão corpo ao programa, a VI SEMACO e II EnSIS, concentrando esforços para integração de saberes acadêmicos e tradicionais para solução de problemas ambientais.
COORDENADOR DO PROJETO: Prof. Willian Fernando Domingues Vilela
QUANTIDADE DE BOLSA: 02 PROEX/UFCA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19/03/2021 a 30/03/2021 (até às 17 horas)
SEMINARIO DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS e DO PROGRAMA: 24 de março (quarta-feira) às 13h:00
Link da sala para o seminário: meet.google.com/qda-tgkn-raq
PROCESSO SELETIVO:
1 - Entrevistas com as/os interessadas/os - grau de interesse e domínio do tema a partir da leitura dos textos abaixo (interessados, não deixem de assistir o Seminário do dia 24 de março) :
1.1. Inscrição: Através do formulário: https://forms.gle/z8m3Ya41PawsthuN8
1.2. Referencial de estudo:
a) Desobediências epistemológicas: ubuntu e teko porã, outras perspectivas éticas e epistemológicas (https://revistas.unila.edu.br/aeces/article/download/987/819)
b) Educação intercultural: entre afirmações e desafios (https://drive.google.com/file/d/1SOfi1sSjSsArsKPcSrHQl8zTU8GVtiwm/view?usp=sharing)
1.3 Tópicos: Educação intercultural; pensar a partir de outras epistemologias.
DÚVIDAS: willian.vilela@ufca.edu.br